Eu Não Sou MALUCO! (E)


 

 

Maluco2

«Caso» do Júlio:

Relato de uma psicoterapia feita quase à distância com um treino inicial mínimo e muito diálogo mantido à mesa de um velho café, utilizando também muita força de vontade e prática do próprio, que se sentia frustrado por não ter conseguido estudar em tempo oportuno e por ter vivido a infância longe dos pais, sentindo-se abandonado (desterrado), quando, naquele tempo, quase todos tinham de se sujeitar a isso.

Os seus sintomas, diagnosticados como depressão grave já tinham sido «tratados» duas vezes com medicação e baixas médicas, durante 15 dias de cada vez, em quase ano e meio. Pela terceira vez, foi apoiado em psicoterapia durante 8 semanas, com alívio da medicação e sua eliminação ao fim desse tempo. 

Todo este trabalho psicoterapêutico, cuja essência foi apreendida pelo Júlio à mesa de um café, acompanhado de muitas leituras, baseadas apenas em apontamentos policopiados e colaboração do próprio nos treinos em casa, baseou-se na Terapia do Equilíbrio Afectivo (TEA) utilizada na Imaginação Orientada (IO), com o apoio da autohipnose e duma análise psicológica profunda para a reestruturação cognitiva, orientada no sentido da Logoterapia, para a modificação do comportamento.

As 8 semanas do apoio dado em 1980, basearam-se em 2 períodos (meia hora cada) de relaxamento no hospital e cerca de 120 períodos de psicoterapia, dos quais 25  em Imaginação Orientada. Isso redundou na melhoria da situação laboral do praticante e no prosseguimento de estudos superiores, conduzindo o protagonista a uma posição profissional, social e económica invejável.

Contudo, a sua total colaboração nas diversas leituras de muitos textos policopiados, a apreensão da matéria sobre o funcionamento do comportamento humano, os treinos e a prática do relaxamento mental todas as noites, com a Imaginação Orientada (IO), foram essenciais para um resultado mais do que satisfatório. 

A sua história está devidamente pormenorizada ao longo de 22 capítulos que ilustram o modo como se fez a psicoterapia e a maneira como os ensinamentos colhidos pelo Júlio se transformaram no seu empenho para o treino em casa e posterior aproveitamento de todas as oportunidades.

Cerca de 20 anos depois de se ter «libertado» dos sintomas e das dificuldades psicológicas e psicossomáticas que o afligiam, o Júlio abordou o psicólogo num centro comercial, com a frase inicial do seu primeiro encontro: “Eu Não Sou MALUCO!” e descreveu-lhe toda a sua «vida ascendente» desde o fim da psicoterapia.

A BIBLIOTERAPIA, de que se fala a nível internacional com a prescrição de livros», implementada pelo psicólogo Neil Frude no  País de Gales, no Reino Unido, só nos princípios deste século como tratamento «low cost», não é mais do que a técnica utilizada entre nós, quase desde 1973/75 e que foi definitivamente testada com o Júlio em 1980, só com apontamentos policopiados.

Até quem desejar fazer uma autoterapia, pode aproveitar apenas os tempos disponíveis e de lazer para a leitura necessária, além de 5 ou 10 minutos, à hora de dormir, a fim de iniciar o relaxamento mental e a Imaginação Orientada, conseguindo assim melhorar toda a vida psíquica para uma boa profilaxia e melhoria do desempenho.

Contudo, são fundamentais a leitura do essencial e os treinos  pessoais, exigindo uma grande colaboração e persistência do «paciente», sem nunca esquecer que a «cabeça de cada um» é o principal elemento a ser envolvido em todo este processo.

Este reparo é deveras importante porque a metodologia da Terapia do Equilíbrio Afectivo (TEA) já tinha sido defendida em 1980, sendo um exemplar enviado para a American Psychological Association, onde se encontrava Seligman que, só em 1990, apresentou a sua metodologia que é utilizada como Psicologia Positiva, que mais parece uma representação teatral.

A TEA exige que cada um pense e recorde os seus momentos agradáveis, que sirvam para ajudar a pessoa, na sua Imaginação Orientada (IO), ajudada pela autohipnose, para contrabalançar as suas dificuldades a fim de se fazer uma reestruturação cognitiva num sentido da Logoterapia.

Tudo isto é essencial para que, em relaxamento mental, se possa entrar no não-consciente ou inconsciente, a fim de se fazer uma análise bem feita, descobrindo os bons momentos de cada um, que se possam sobrepor às dificuldades que sempre existirão em quase todos os momentos da vida de todos nós 

Este procedimento simples e rápido depois dos primeiros tempos de treino e prática, até autónoma, torna-se extremamente importante para manter uma boa saúde mental e um óptimo convívio com a família e com a sociedade envolvente, contribuindo fundamentalmente para uma prevenção e profilaxia proveitosas e eficazes.

 

Centro de Psicologia Clínica, ISBN: 978-972-725-031-8 
14×21 [cm],  / 140 páginas,  / € 15,00   (por publicar)

Este livro vai ser publicado logo que existam inscrições suficientes para a sua aquisição, enviando-as para [mariodenoronha@gmail.com].  

Os antecipadamente inscritos, terão de pagar somente 10.00€ pelo livro

***********************************

Veja também todos os comentários e os links associados.

Conheça os livros consultando todos os posts que têm a descrição completa de cada um.

A utilização de cada livro em casos individuais pode ser obtida com a consulta do post HISTÓRIA DO NOSSO BLOG – sempre actualizada.

Para adquirir os livros que escolher, clique aqui.

 

 

Anúncios

3 comentários

Filed under Psicologia

3 responses to “Eu Não Sou MALUCO! (E)

  1. Mário de Noronha

    http://vmais.rr.sapo.pt/default.aspx?fil=801304 . Muitas o que acontece depois é isto.

  2. Anónimo

    Este livro parece ser muito interessante.
    É pena não estar publicado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s