JOANA, a traquina, ou simplesmente criança? (D)



A história ficcionada da JOANA, apresentada a partir de 1990, no livro COMO COMPREENDER AS CRIANÇAS, continuada com ADOLESCÊNCIA – Idade Crítica?, PREPARAÇÃO PARA A MATERNIDADE e COMO EDUCAR AS CRIANÇAS, está agora reunida em livro único que aborda o desenvolvimento humano até a adolescência, além da apresentação dos conceitos e das técnicas de MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO a serem utilizadas na «EDUCAÇÃO» ou numa boa estruturação da personalidade.

As informações e conselhos hipoteticamente dados só aos pais da Joana, são o resultado das consultas ocasionadas durante mais de 10 anos e continuadas nos 25 anos seguintes, a largas centenas de pais. Deste modo, em linguagem muito simplificada, são apresentados os conceitos de reforço positivo e negativo, primário e secundário, de tempo fixo e variável, de razão fixa e variável, aleatório, vicariante e diferido, aprendizagem por modelo e identificação, pico de extinção, moldagem, orientação espacial, lateralização, abstracção, facilitação, pressão e inibição social, dissonância cognitiva, afiliação, motivação, frustração, resolução de conflitos, deslocamento, projecção, extinção, punição, valores, cultura e vários outros, tal como o do muito importante reforço do comportamento incompativel,  além do desenvolvimento humano.

Estes conselhos servem, neste caso, para que os pais ajudem os filhos a ser mais responsáveis e a crescer de forma saudável, de bem consigo próprios e com a sociedade, estruturando uma personalidade equilibrada, equitativa, solidária e democrática, com respeito pelos outros e com um forte sentido de humanismo. Isso ajuda a que, no futuro, a pessoa, estruturando uma personalidade equilibrada, consiga, ao mesmo tempo, ter uma saúde mental satisfatória, interagindo familiar e socialmente de maneira harmoniosa, com um bom desempenho individual, familiar, interpessoal e profissional. 

As discussões «arquitectadas» sobre os diversos temas do dia-a-dia, servem para que os leitores compreendam facilmente e com exemplos, toda a problemática do desenvolvimento pessoal e da educação, a fim de utilizarem todos esses conhecimentos de MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO, comoda e economicamente, com a menor intervenção possível do psicólogo, evitando inúmeras consultas inesperadas e extemporâneas, muitas vezes difíceis de conseguir, mas indispensáveis em algumas situações.

Se não fôr este livro, a maior parte dos conceitos essenciais para a MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO assim como diversas outras noções terão de ser apreendidas nos livros «PSICOLOGIA PARA TODOS» (F), «Interacção Social» (K) e «SAÚDE MENTAL sem psicopatologia (A) que também são desta colecção de 17 livros de BIBLIOTERAPIA (Q), preparados essencialmente para a prevenção e profilaxia.

Por isso, todos os conceitos apresentados neste livro estão exemplificados com factos do dia-a-dia, para que todas as pessoas os possam utilizar, na prática e com a devida oportunidade. Por isso, este livro abrange o desenvolvimento humano desde a nascença até à adolescência, com vastas noções de utilização prática de modificação do comportamento na vida diária.
Quanto mais cedo se iniciar esta tarefa preventiva e profiláctica de «EDUCAR BEM» uma criança, de maior bem-estar e sossego podem usufruir tanto os pais como a sociedade em geral, porque ficam com bastante certeza de que os filhos não enveredarão pelos caminhos desagradáveis da «droga», da delinquência, do «bullyng», do radicalismo, tão incompreensível como inadmissível, bem como da gravidez, tanto prematura como indesejada.

O equilíbrio indispensável numa família, serve de profilaxia numa sociedade, ainda não completamente democrática, equitativa, humanitária e solidária e em cuja cultura, existem «vícios», desvios, corrupções, prepotências, nepotismos e outras perturbações, deixando muitos pais cada vez mais aflitos com o futuro dos filhos e da sociedade em geral. Se estas noções não forem incutidas nas crianças, desde o berço, como se poderão mudar as mentalidades?

Não é por acaso que surgem os prepotentes, os corruptos, os corruptores, os contestatários, os radicais e os «jihadistas». Eles são o fruto duma educação, com exemplos familiares, enquadrados nos valores e anseios duma determinada sociedade e cultura. Se não actuarmos nestas «origens» que são as causas de muitos comportamentos actuais, não poderemos evitar os efeitos que, muitas vezes são nefastos ou perigosos. Embora, em qualquer sociedade possa haver extremos, eles não devem ter a dimensão nefasta que estamos a presenciar nos tempos actuais. Descobrir e lançar mão a estas causas, para modificar os seus efeitos que não nos interessam, pode ser a única arma eficaz para conseguirmos ter uma sociedade satisfatória.  

A Joana era uma criança irrequieta, birrenta e maçadora. Para alterar o seu comportamento, utilizaram-se apenas as técnicas de modificação do comportamento que é necessário conhecer em profundidade e que foram aqui «discutidas» com os pais da Joana, apresentando exemplos. Em vez de apresentar apenas estratégias teóricas ou técnicas isoladas, aplicam-se e exemplificam-se formas de actuação concretas, em casos reais, enquadrando-os na teoria para que o leitor descubra, nas suas potencialidades, os seus próprias modos de actuação baseados nas suas capacidades.

Como resultado, esta família, em vias de ficar «des-unida» por divergências na educação da filha, ficou «re-unida». Nasceu um rapaz que, ao longo da sua educação, foi ajudado pela Joana através das técnicas de modificação do comportamento ensaiadas com ela num transporte tão vulgar como um comboio suburbano.

Analisando devidamente este «caso», no qual foram enquistadas muitas noções que se podem apresentar em palestras, teria sido o embrião «inconsciente» e «inadvertido» duma prática e colecção de livros para a BIBLIOTERAPIA que se foi desenvolvendo mais tarde e que, naquele momento, só foi apoiada com apontamentos policopiados e alguma literatura adequada em língua estrangeira? Porém, funcionou como Resolução, PREVENÇÃO e PROFILAXIA naquela família, que vive muito feliz e sempre em contacto activo e quase permanente.

A prova de autoconhecimento é para cada um se conhecer a si próprio, modificando o que fôr necessário antes de ajudar os outros. 

 

ÍNDICE
PREFÁCIO
COMPORTAMENTO E MEIO AMBIENTE
O CASTIGO PODE SER EVITADO?
MODELAGEM, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
PODEMOS MODIFICAR O COMPORTAMENTO?
DISSONÂNCIA COGNITIVA
EXTINÇÃO: A TÉCNICA DESEJÁVEL MAS DIFÍCIL
EDUCAÇÃO OU HEREDITARIEDADE
O QUE É REFORÇO?
OS DESENCONTROS NA EDUCAÇÃO
APLICAÇÃO DE TÉCNICAS
APRENDER A RESOLVER CONFLITOS
LISTA DE PROCEDIMENTOS: AJUDA IMPORTANTE
UM PRESENTE DE NATAL
ENFIM, O ALGARVE
O INÍCIO DA NOITE
A CURIOSIDADE DOS PAIS
AS GRANDES INDECISÕES
A TOMADA DE CONSCIÊNCIA
A JOANA ACIMA DE TUDO
RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS
MAIS DÚVIDAS
O INTERROGATÓRIO
O AGUÇAR DA CURIOSIDADE
UM PASSEIO TURÍSTICO
VIVA O ANO NOVO!
O FIM DAS FÉRIAS
PÁSCOA INESPERADA NA MINHA TERRA
NA FIGUEIRA
A «NOVIDADE» PARA A JOANA
O SÁBADO DAS SURPRESAS
DEPOIS DO REGRESSO
UMA CASA MUITO FAMILIAR
OS PRIMEIROS CUIDADOS COM O BEBÉ
A MINHA DESPEDIDA
REGRESSO DE CAMBRIDGE
O ALGARVE É AGRADÁVEL
UMA TARDE DIVERTIDA
O CONCURSO
NA PRAIA DO ALVOR
OS ERROS DOS PAIS
UM LONGO DIA DE REFLEXÃO
MAIS UM DIA DE PASSEIO
O DESCANSO DO FIM-DE-SEMANA
OUTRA VEZ A MEIA PRAIA
AS MOTIVAÇÕES
REFLEXÃO PESSOAL
PROVA DE  AUTOCONHECIMENTO
GLOSSÁRIO
RESUMO DO CONTEÚDO DAS OBRAS INDICADAS
BIBLIOGRAFIA

Centro de Psicologia Clínica, ISBN: 978-972-707-725- 030-1
14×21 [cm],/ 312 páginas,  / € 35,00 (esgotado, por publicar)

****************************************

Este livro, que se encontra esgotado, está já actualizado e à espera de nova publicação, se houver inscrições para a sua aquisição através do e-mail para [mariodenoronha@gmail.com].

Veja também todos os comentários e os links associados.

Conheça os livros consultando todos os posts que têm a descrição completa de cada um.

A utilização de cada livro em casos individuais pode ser obtida com a consulta do post HISTÓRIA DO NOSSO BLOG – sempre actualizada.

Para adquirir os livros que escolher, clique aqui.

Anúncios

5 comentários

Filed under Psicologia

5 responses to “JOANA, a traquina, ou simplesmente criança? (D)

  1. Anónima

    Já que fala tanto na Joana, se é um caso real pode dizer-nos o que se passa agora com ela? Obrigada.

  2. Se a EDUCAÇÃO é importante, as medidas posteriores para corrigir os desvios, que sempre existirão, são importantes. Basta ver o que acontece na Corrupção. http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/08/o-segredo-da-suecia-para-combater-corrupcao.html

  3. Celine

    I finally decided to write a comment on your blog. i just wanted to say good job. i really enjoy reading your posts. thumb up.

    • Thank you for your appreciation. I suppose that a healthy family involvement is very important for a well built personality.
      The book, after 25 years of psychology consultations, tells the story of a «misunderstanding» couple with a daughter, who «gained» a brother after their reconciliation, due to JOANA´s misbehavior.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s