JOANA, a traquina ou simplesmente criança? (D)


Aprendizagem é um processo essencial para uma boa estruturação da personalidade, o que deve começar desde que nascemos, procurando boas oportunidades para ultrapassar frustrações, a fim de atingir patamares de felicidade e de bem-estar interior, cada vez mais elevados.

Os bons exemplos dos familiares e da sociedade, com valores e reforços adequados, atempados, oportunos e sem dissonância cognitiva, são essenciais e devem ser proporcionados desde o início da vida.

A história ficcionada da JOANA, apresentada a partir de 1990, no livro COMO COMPREENDER AS CRIANÇAS, continuada com ADOLESCÊNCIA – Idade Crítica?, PREPARAÇÃO PARA A MATERNIDADE e COMO EDUCAR AS CRIANÇAS, editados pela Plátano, está agora reunida em livro único que aborda o desenvolvimento humano até a adolescência, além da apresentação dos conceitos e das técnicas de MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO a serem utilizadas na «EDUCAÇÃO» ou numa boa estruturação da personalidade.

As informações e conselhos hipoteticamente dados só aos pais da Joana, são o resultado das consultas realizadas durante mais de 10 anos e continuadas nos 25 anos seguintes, a largas centenas de pais e crianças. 
São extractos de consultas de que os pais poderiam não necessitar se, sabendo o essencial, se comportassem dum modo mais adequado e que passaram adoptar depois dessas consultas para melhorar o rendimento escolar ou o comportamento dos seus educandos.  

Deste modo, em linguagem muito simplificada, são apresentados os conceitos de reforço positivo e negativo, primário e secundário, de tempo fixo e variável, de razão fixa e variável, aleatório, vicariante e diferido, estímulo, leis do efeito e da repetição, aprendizagem por modelo e identificação, pico de extinção, moldagem, orientação espacial, lateralização, abstracção, facilitação, pressão e inibição social, dissonância cognitiva, afiliação, motivação, frustração, resolução de conflitos, deslocamento, projecção, extinção, punição, valores, cultura e vários outros, tal como o do muito importante reforço do comportamento incompativel,  além do desenvolvimento humano.

É também apresentado o modo como pode ser ocasionado um traumatismo positivo, muitíssimo útil para a utilização na técnica da Terapia do Equilíbrio Afectivo (TEA), que pode ajudar imenso a Imaginação Orientada (IO) (J).

Estes conselhos servem, neste caso, para que os pais ajudem os filhos a ser mais responsáveis e a crescer de forma saudável, de bem consigo próprios e com a sociedade, estruturando uma personalidade equilibrada, equitativa, solidária e democrática, com respeito pelos outros e com um forte sentido de humanismo. Se os pais têm a obrigação de ajudar os filhos nesta tarefa, os avós, conhecedores destes assuntos, podem ajudar, complementar e suplementar os pais a melhorar o seu desempenho e eficácia, em vez de, às vezes, agir em sentido inverso (Q). Isso ajuda a que, no futuro, a pessoa, tendo estruturado uma personalidade equilibrada, consiga, ao mesmo tempo, gozar duma saúde mental satisfatória, interagindo familiar e socialmente de maneira harmoniosa, com um bom desempenho individual, familiar, interpessoal e profissional, aprendendo a ultrapassar as dificuldades, que sempre existirão na vida de qualquer de nós. 

As discussões «arquitectadas» sobre os diversos temas do dia-a-dia, servem para que os leitores compreendam facilmente e com exemplos, toda a problemática do desenvolvimento pessoal e da educação, a fim de todos poderem utilizar esses fundamentos de MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO, cómoda e economicamente, de forma autónoma e com conhecimentoo de causa, com a menor intervenção possível do psicólogo, evitando inúmeras consultas inesperadas e extemporâneas, muitas vezes difíceis de conseguir, mas indispensáveis em algumas situações.

Se não for este livro, a maior parte dos conceitos essenciais para a MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO assim como diversas outras noções terão de ser apreendidas nos livros «PSICOLOGIA PARA TODOS» (F), «Interacção Social» (K) e «SAÚDE MENTAL sem psicopatologia (A) que também são desta colecção de 17 + 1 livros da colecção de BIBLIOTERAPIA, preparados essencialmente para a prevenção e profilaxia, além de tentar resolver as situações que forem ocorrendo.

Por isso, todos os conceitos apresentados neste livro estão exemplificados com factos do dia-a-dia, para que todas as pessoas os possam utilizar, na prática e com a devida oportunidade. Por isso, este livro abrange o desenvolvimento humano desde a nascença até à adolescência, com vastas noções de utilização prática de modificação do comportamento na vida diária.
Quanto mais cedo se iniciar esta tarefa preventiva e profiláctica de «EDUCAR BEM» uma criança, de maior bem-estar e sossêgo podem usufruir tanto os pais como a sociedade em geral, porque todos ficam com grande certeza de que os filhos não enveredarão pelos caminhos desagradáveis da «droga», da delinquência, do «bullyng», do radicalismo, tão incompreensível como inadmissível, bem como da gravidez, tanto prematura como indesejada.

O equilíbrio indispensável numa família, serve de profilaxia numa sociedade, ainda não completamente democrática, equitativa, humanitária e solidária e em cuja cultura, existem «vícios», desvios, corrupções, prepotências, nepotismos e outras perturbações, deixando muitos pais cada vez mais aflitos com o futuro dos filhos e da sociedade em geral.
Se estas noções não forem incutidas nas crianças, desde o berço, como se poderão mudar as mentalidades?

Não é por acaso que surgem os prepotentes, os corruptos, os corruptores, os contestatários, os radicais e os «jihadistas». Eles são o fruto duma educação, com exemplos familiares, enquadrados nos valores e anseios duma determinada sociedade e cultura. Se não actuarmos nestas «origens» que são as causas de muitos comportamentos actuais, não poderemos evitar os efeitos que, muitas vezes são nefastos ou perigosos. Embora, em qualquer sociedade possa haver extremos, eles não devem ter a dimensão nefasta que estamos a presenciar nos tempos actuais. Descobrir e lançar mão a estas causas, para modificar os seus efeitos que não nos interessam, pode ser a única arma eficaz para conseguirmos ter uma sociedade satisfatória, equitativa e em franco progresso para todos.  

A Joana era uma criança irrequieta, birrenta e maçadora. Para alterar o seu comportamento, utilizaram-se apenas as técnicas de modificação do comportamento que é necessário conhecer em profundidade e que foram aqui «discutidas» com os pais da Joana, apresentando exemplos. Em vez de apresentar apenas estratégias teóricas ou técnicas isoladas, aplicam-se e exemplificam-se formas de actuação concretas, no caso real dela, enquadrando-as na teoria para que o leitor descubra, nas suas potencialidades, os seus próprias modos de actuação baseados nas suas capacidades. Também é um modo de evitar que as pessoas mais conscientes e cuidadosas não sejam «enganadas» com muita literatura e informações disseminadas em vários meios de comunicação social, especialmente com programas como os da Supernanny.

Como resultado, esta família, em vias de ficar «des-unida» por divergências na educação da filha, ficou «re-unida». Nasceu um rapaz que, ao longo da sua educação, foi ajudado pela Joana através das técnicas de modificação do comportamento, ensaiadas com ela num transporte tão vulgar como um comboio suburbano. 

Analisando devidamente este «caso», no qual foram enquistadas muitas noções que se podem apresentar em palestras, o mesmo pode ter sido o embrião «inconsciente» e «inadvertido» duma prática clinica e da preparação duma colecção de livros para a BIBLIOTERAPIA que se foi desenvolvendo mais tarde e que, naquele momento, só foi ensaiada com apontamentos policopiados e alguma literatura adequada em língua estrangeira. 
Porém,  funcionou como Resolução, PREVENÇÃO e PROFILAXIA naquela família, que vive presentemente muito feliz e sempre em contacto activo e quase permanente, na Austrália, como prevenção contra a crise que nos começou a assolar nos primeiros anos deste novo século….

A prova de autoconhecimento é para cada um se conhecer a si próprio, modificando o que for necessário antes de ajudar os outros sem se tornar «manipulador» cego e insensível. 

ÍNDICE
PREFÁCIO
COMPORTAMENTO E MEIO AMBIENTE
O CASTIGO PODE SER EVITADO?
MODELAGEM, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
PODEMOS MODIFICAR O COMPORTAMENTO?
DISSONÂNCIA COGNITIVA
EXTINÇÃO: A TÉCNICA DESEJÁVEL MAS DIFÍCIL
EDUCAÇÃO OU HEREDITARIEDADE
O QUE É REFORÇO?
OS DESENCONTROS NA EDUCAÇÃO
APLICAÇÃO DE TÉCNICAS
APRENDER A RESOLVER CONFLITOS
LISTA DE PROCEDIMENTOS: AJUDA IMPORTANTE
UM PRESENTE DE NATAL
ENFIM, O ALGARVE
O INÍCIO DA NOITE
A CURIOSIDADE DOS PAIS
AS GRANDES INDECISÕES
A TOMADA DE CONSCIÊNCIA
A JOANA ACIMA DE TUDO
RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS
MAIS DÚVIDAS
O INTERROGATÓRIO
O AGUÇAR DA CURIOSIDADE
UM PASSEIO TURÍSTICO
VIVA O ANO NOVO!
O FIM DAS FÉRIAS
PÁSCOA INESPERADA NA MINHA TERRA
NA FIGUEIRA
A «NOVIDADE» PARA A JOANA
O SÁBADO DAS SURPRESAS
DEPOIS DO REGRESSO
UMA CASA MUITO FAMILIAR
OS PRIMEIROS CUIDADOS COM O BEBÉ
A MINHA DESPEDIDA
REGRESSO DE CAMBRIDGE
O ALGARVE É AGRADÁVEL
UMA TARDE DIVERTIDA
O CONCURSO
NA PRAIA DO ALVOR
OS ERROS DOS PAIS
UM LONGO DIA DE REFLEXÃO
MAIS UM DIA DE PASSEIO
O DESCANSO DO FIM-DE-SEMANA
OUTRA VEZ A MEIA PRAIA
AS MOTIVAÇÕES
REFLEXÃO PESSOAL
PROVA DE  AUTOCONHECIMENTO
GLOSSÁRIO
RESUMO DO CONTEÚDO DAS OBRAS INDICADAS
BIBLIOGRAFIA

Este livro, nos princípios do século XXI, é duma actualidade a toda a prova, porque uma educação dada com conhecimento científico do funcionamento do comportamento humano isoladamente e em interacção social, com todos os processos que lhe estão associados, pode ajudar os pais a orientar os filhos para uma sociedade melhor do que a actual, evitando ou prevenindo os tiroteios, os fogos, os vícios, a ganância, as corrupções, a prepotência e até os raptos e as fugas de casa, além de muita coisa mais…. porque o mundo está a evoluir e não sabemos em que sentido.

Centro de Psicologia Clínica, ISBN: 978-972-707-725- 045-5
14×21 [cm] / 312 páginas,  / 2ª edição / € 35,00 

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Este livro, que se encontrava esgotado, está já actualizado, com nova publicação, em suporte digital e tiragem reduzida e só pode ser adquirido através do e-mail para [mariodenoronha@gmail.com].

Fora de Portugal, a forma de pagamento será por envio de cheque em euros (€) ou uma muito fácil transferência bancária pela WESTERN UNION (UNICÂMBIO) – contactar Banco do Brasil / Bradesco / Riachuelo / Gazine – ou combinada através do e-mail indicado para contacto, devendo seacrescentados ao valor total dos livros encomendados (mais ou menos 20€) para os portes de encomenda por via aérea, registada.

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8 comentários

Filed under Psicologia

8 responses to “JOANA, a traquina ou simplesmente criança? (D)

  1. Anónimo

    Se as histórias que conta nos outros livros, diz que são verdadeiras, a da Joana não é?

    • Acabei de ver um programa sobre o dia das CRIANÇAS DESAPARECIDAS.
      Este livro (da JOANA) foi preparado para que isso não aconteça e para que os pais não se lembram dos filhos apenas uma vez por ano DEPOIS DE…
      Como disse no início da apresentação do livro, este é um caso verdadeiro, mas que aglutina os casos de centenas de Joanas e seus pais, atendidos em consultas durante mais de 10 anos, no consultório (e não nos locais indicados).
      Contudo, está tudo apresentado como se tivesse passado em vários sítios para tornar a narrativa mais atraente e com linguagem compreensível, a fim de explicar diversos conceitos do funcionamento do comportamento humano.
      Quanto às crianças desaparecidas, em relação à Maddie, a importância que os pais davam aos filhos e a ligação que mantinham com eles deva para irem jantar com amigos sem proporcionar aos filhos a companhia e a segurança necessárias?
      Quanto ao Rui Pedro, posso perguntar qual a confiança que ele tinha nos pais para obter amizade e apoio dum indivíduo que, supostamente, o molestou?
      Só isto chega para alertar os pais a fim de que não tenham de se arrepender mais tarde…
      É por isso que, além deste livro, gostaria de ter palestras ilustrativas a fim de «avisar» os pais acerca dos perigos que correm, se não exercerem a sua acção «educativa» adequada em tempo devido.
      Os arrependimentos tardios pagam-se muito caro e depois, não há volta a dar.
      É por isso que os meus dois bolgs irão continuar a funcionar enquanto puder.
      Os post «o ANTES e o DEPOIS» são ilustrativos até em psicoterapia.

  2. Anónima

    Já que fala tanto na Joana, se é um caso real pode dizer-nos o que se passa agora com ela? Obrigada.

  3. Se a EDUCAÇÃO é importante, as medidas posteriores para corrigir os desvios, que sempre existirão, são importantes. Basta ver o que acontece na Corrupção. http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/08/o-segredo-da-suecia-para-combater-corrupcao.html

  4. Celine

    I finally decided to write a comment on your blog. i just wanted to say good job. i really enjoy reading your posts. thumb up.

    • Thank you for your appreciation. I suppose that a healthy family involvement is very important for a well built personality.
      The book, after 25 years of psychology consultations, tells the story of a «misunderstanding» couple with a daughter, who «gained» a brother after their reconciliation, due to JOANA´s misbehavior.

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